Semana de 14 a 18 de Março – “Co-criação de jogo tradicional” + “Co-criação de uma história”

Na presente semana continuámos a realização da 4ª sessão, sendo que esta determina a conclusão do primeiro semestre do ano letivo 2021/2022 com o Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha.

No âmbito das sessões realizadas na Educação Pré-escolar, estas incidiram na dinâmica na dinâmica “Brinquedos de criança” que apresenta como objetivos promover a reflexão sobre identidade e expressão de género, tal como a desconstrução de estereótipos de género.

O primeiro semestre do projeto tem como desígnio a co-criaçao com as crianças de um um produto – jogo tradicional – que concretize a perpetuação do trabalho desenvolvido ao longo do semestre. Assim, a última sessão inicia com a realização um breve quebra-gelo que objetiva a promoção da cooperação entre pares e estimula a criatividade.
De seguida, é proposto às crianças a criação de um jogo tradicional que inicida nas temáticas abordadas ao longo do período do projeto. Pretende-se assim, que as crianças sejam agentes ativos de mudança para a concretização de uma cultura de respeito e de não violência.

Iniciámos, ainda, o 2° semestre do projeto. A 1° sessão é marcada pela estruturação do segundo produto a desenvolver – um livro infantil. Com a elaboração de uma história que aborde os temas trabalhados ao longo das primeiras sessões do projeto, promovemos também o pensamento crítico sobre os temas em questão. A par, a dinâmica permite promover a criatividade, o trabalho em equipa e o respeito entre pares no âmbito das sessões.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Publicações recentes