Associação igualdade.pt

Associação igualdade.pt é uma organização não governamental sem fins lucrativos, sediada em Torres Vedras e fundada em setembro de 2015, que tem por missão promover a igualdade de género e prevenir e combater a violência doméstica e de género, através da conceção, planeamento, desenvolvimento e avaliação de projetos e iniciativas locais, regionais, nacionais e/ou internacionais, executadas individualmente ou em parceria com entidades públicas e/ou privadas, de modo a contribuir para a erradicação de todas as formas de discriminação e para uma sociedade mais justa.

Com o seu espaço de trabalho no Cowork de Torres Vedras, tem desenvolvido vários projetos formativos, socioeducativos e de intervenção comunitária, prestando serviços de consultoria a outras entidades e ministrando formação em diversos projetos na área da Igualdade.

Para além de promover e executar o projeto “[email protected] – igualdade e não violência”, a Associação igualdade.pt tem e/ou esteve envolvida nos projetos que se apresentam de seguida.

Atualmente está a iniciar o desenvolvimento do Diagnóstico nos 15 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo com vista à definição dos Planos para a Igualdade e a Não Discriminação.

O projeto “Colourful Children: Promote Gender Equality at Preschool Education Level” visa promover a igualdade de género ao nível do ensino pré-escolar, é financiado pelo programa Erasmus+, sendo desenvolvido em parceria com os municípios de Torres Vedras (em Portugal), de Härryda (na Suécia), de Ravenna (em Itália) e de Múrcia (em Espanha), e pela APEI – Associação Portuguesa de Educação de Infância. As atividades do projeto consistem na formação transnacional de educadores e educadoras de infância para, num trabalho colaborativo com as crianças, elaborarem três produtos inovadores: um conjunto de quatro jogos educacionais online; uma coleção de quatro minilivros; uma proposta de metodologia de aprendizagem para a igualdade de género; e a organização de eventos multiplicadores para a disseminação dos produtos. A avaliação está a cargo do Centro Interdisciplinar de Estudos de Género do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (CIEG-ISCSP-UL).

Em parceria com a Administração Regional de Saúde do Norte, IP. está a ser promovido um projeto de formação de públicos estratégicos, assumindo a Associação igualdade.pt funções ao nível do acompanhamento, monitorização e avaliação do projeto formativo. É o segundo projeto formativo resultante desta parceria.

A Associação igualdade.pt esteve responsável pela coordenação do projeto “MARIA – Estratégia Integrada de Intervenção para a Área da Violência Doméstica e de Género no Médio Tejo”, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIM Médio Tejo) e financiado pela CIG/POISE através da ação 3.17.1. Este projeto teve como principais objetivos criar estruturas de apoio e acompanhamento a vítimas de violência doméstica e redes locais de resposta integrada à problemática da violência doméstica nos 13 municípios da região do Médio Tejo. Foram sistematizados procedimentos e instrumentos de trabalho comuns aos 13 municípios que norteiam a ação de profissionais de intervenção das estruturas de apoio e das redes locais. O projeto englobou ainda o desenvolvimento de workshops para a capacitação quer de profissionais de intervenção, quer de docentes.

Da colaboração com a CIM Médio Tejo resultou ainda o acompanhamento e a avaliação do projeto de formação de públicos estratégicos, financiado pela CIG/POISE através da medida 3.15. “Formação de Públicos Estratégicos” e a conceção dos seguintes projetos aprovados pelas entidades financiadoras: “Formação de Públicos Estratégicos II”; “Médio Tejo em Igualdade” – projeto desenhado para desenvolver diagnósticos de Igualdade, com posterior elaboração, implementação, divulgação e avaliação dos planos municipais para a Igualdade a implementar nos 13 municípios da região do Médio Tejo; “MARIA II – Estratégia Integrada de Intervenção para a Área da Violência Doméstica e de Género no Médio Tejo”, projeto que pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido no “Maria I”.

Por último, a associação elaborou o projeto “FUTSAL IGUAL – uma prática desportiva promotora de igualdade de género” promovido pelo Sport Clube União Torreense, que ficou classificado em 1º lugar no Prémio #FUTEBOLPARATODOS, prémio promovido e financiado pela Federação Portuguesa de Futebol.

Desde novembro de 2019 que a Associação igualdade.pt integra a Equipa para a Igualdade na Vida Local do Município de Alcanena.

A equipa

Bruna Tapada

Coordenadora do projeto

Licenciada em Sociologia e pós-graduada em Gestão de Projetos em Parceria pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Encontra-se a desenvolver o doutoramento em Estudos de Género sobre a temática “género e infância”, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, num consórcio com a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e a Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa.
Socióloga, formadora certificada na área da Sociologia pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua do Ministério da Educação (CCPFC/RFO-36633/16), com formação especializada em diferentes áreas: Igualdade de Género e Auditorias de Género e Planos para a Igualdade nas Empresas e Organizações; Políticas Locais e Descentralização: novas áreas do Social; Metodologias de Avaliação de Projetos de Intervenção e Animação de Balanço de Competências; Diagnóstico e Avaliação da Formação; Avaliação e Gestão de Risco de Violência Doméstica e Formação Especializada de Técnica de Apoio à Vítima.
Diretora da Associação igualdade.pt, que fundou em 2015, exerce, atualmente, funções de formadora, consultora e coordenadora de projetos.
Formadora de Formadores/as e de Públicos Estratégicos em Igualdade de Género, ministrou mais de 400 horas a diferentes públicos-alvo (docentes, não docentes, agentes de ação social, agentes de formação, profissionais de saúde), antes e depois de fundar a Associação igualdade.pt.
A sua experiência profissional inclui ainda a oportunidade, entre 2010 e 2012, de colaborar com dois Municípios (Tarouca: “Plano para a Igualdade – Criação do Gabinete para a Igualdade” e Oeiras: “PIGO – Plano para a Igualdade de Género em Oeiras”) e três Comunidades Intermunicipais (Cova da Beira: “Plano Intermunicipal para a Igualdade – Criação do Gabinete para a Igualdade”, Médio Tejo: “Médio Tejo + = Plano Intermunicipal para a Igualdade” e Oeste: “Oeste + Igualdade – Plano Intermunicipal para a Igualdade”) na definição e implementação de Diagnósticos e Planos Municipais e Intermunicipais para a Igualdade e a Não Discriminação.

Daniela Saraiva

Técnica Superior de Educação

Daniela Saraiva é técnica de projeto na Associação igualdade.pt e responsável pela intervenção das sessões nas escolas inerentes ao projeto [email protected] – igualdade e não violência.
Licenciada em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, frequentou unidades curriculares como Administração e Gestão da Educação e da Formação e Intervenção Socioeducativa com Crianças, Jovens e Família, e estudou o enquadramento normativo-legal e de investigação da intervenção socioeducativa. Possui Certificado de Competências Pedagógicas n.º F686959/2019. 
Complementarmente ao percurso académico, profissionalmente colaborou num projeto de Ocupação de Tempos Livres promovido pela Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica de São Domingos e foi voluntária no Projeto Brincar de Rua que permite às crianças a oportunidade de crescer enquanto se brinca na rua em comunidade.  
Realizou um estágio profissional em Coordenação Pedagógica na Obra de Santa Zita, na delegação sediada na Covilhã, onde desenvolveu competências técnico-profissionais no âmbito da elaboração de projetos educativos e de promoção da relação família-escola.  
Participou no Desafio 25<25 promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, Ashoka Portugal e Academias Gulbenkian Conhecimento, onde foi reconhecida com o prémio de ideia e jovem transformadora com o projeto CrerSer. Foi ainda co-fundadora da Associação juvenil InterrogAção enquanto projeto de intervenção social e cultural no distrito de Castelo Branco, onde assume funções no âmbito do Departamento de Sessões Escolares.  
Atualmente encontra-se a concluir o mestrado em Empreendedorismo e Inovação Social na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior, estando a desenvolver a sua dissertação focando principalmente a sua investigação no âmbito de avaliação de projetos sociais. Concomitantemente, está também a finalizar o mestrado em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, tendo como tema central do projeto de investigação a Comunicação Acessível.  

Afonso Pacheco

Web & tech admin

Afonso Pacheco é o responsável pela implementação, gestão e manutenção da infraestrutura tecnológica da Associação igualdade.pt, bem como administrador das plataformas web e cloud da mesma. Foi responsável pelo departamento de TIC, gestor e consultor, após ter exercido as funções de programador / helpdesk. É formador certificado, possui CAP desde 2004, tendo desenvolvido estágio em formação e conceção de conteúdos e-learning. Frequentou Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores no Instituto Superior Técnico (Taguspark). Possui curso de nível 4 em Formação de agentes para apoio a PME, implementação de e-business em PME, e-marketing, sistemas de informação e segurança. Como trabalho final do curso elaborou uma “Ferramenta on-line de suporte à implementação de e-business”. Também concluiu curso de nível 4 de Técnico de Instalação e Manutenção de Redes e Sistemas Informáticos após curso técnico profissional de Técnico de Informática / Gestão (nível 3).

Associação igualdade.pt 2020-2021